Capitão America e o Machado de Thor (SPOILER)

Em Vingadores: Ultimato, nosso Capitão América foi responsável por aquela que, com certeza, ficará marcada como uma das maiores cenas do Universo Cinematográfico Marvel: ele lutou com o Mjolnir!
Após 6 filmes (3 dos Vingadores e 3 do Thor) ouvindo que apenas aquele que era digno poderia levantar o martelo do deus do trovão, e vendo apenas Thor sendo capaz de fazer isso, assistimos a Steve Rogers lutar usando o Mjolnir (martelo) ao lado de Thor, que usou o Stormbreaker (machado). A cena, claro, arranca aplausos e gritos de todos presentes no cinema.

Por que Capitão América é digno?

O tema “dignidade” se encontra no coração da trilogia de Thor. No primeiro filme, em 2011, o Deus do Trovão provou que não era digno do trono de Asgard quando cometeu um ato que poderia levar à morte de milhões. Sua preocupação era com a própria glória, com a adrenalina da batalha, e não com o bem dos Nove Mundos. Isso foi quando Odin tirou os poderes de Thor e deposita o encantamento da dignidade em Mjolnir. No final do filme, Thor se prova digno quando está disposto a se sacrificar pelo bem de quem ama.

Esse princípio se estende em Thor: O Mundo Sombrio, quando o Deus do Trovão estava, mais uma vez, disposto a se erguer como um campeão – dessa vez não só pelos que ama, mas por todos os Nove Mundos. Os Mundos viram Thor lutar contra Malekith, e perceberam que ele era o rei digno.

Ultimato confirma que Steve Rogers é digno também. Isso não é surpreendente, já que a vida inteira do Capitão América foi uma demonstração de auto sacrifício heroico, mesmo antes de se tornar um super-soldado. No final de seu primeiro filme, ele quase dá a própria vida para proteger Nova York, e dorme em uma suspensão criogênica por 70 anos por isso. Em Ultimato, ele aceita um desafio ainda maior: dar a sua vida para trazer de volta metade dos seres vivos de todo o universo.

Curiosamente, essa foi a segunda vez no MCU que Capitão América tentou levantar Mjolnir. Em Vingadores: Era de Ultron, há uma cena divertida onde todos os Vingadores tentam levantar o martelo de Thor. O Deus do Trovão assiste, orgulhoso e entretido, até o momento que Steve Rogers tenta. Para a surpresa de Thor, Mjolnir realmente mexe um pouquinho.
Essa cena sugere que Steve Rogers é quase digno. Em Vingadores: Ultimato, a história é outra: Lá em 2015, Capitão América sentiu o martelo em suas mãos, mas não quis mexê-lo. Talvez ele tenha visto o olhar de Thor e percebeu que ele ficaria devastado se soubesse que um mortal poderia ser capaz de levantar Mjolnir. Isso faz sentido, já que Capitão América é o menos orgulhoso dos Vingadores e não sente a necessidade de ficar se provando para os outros. Mas em Vingadores: Ultimato, com Thor sendo surrado por Thanos, Steve sabe que não tem outra opção. Ele pega Mjolnir, adquire os poderes de Thor e os usa contra o Titã. Nesse momento, Thor perdeu um boa parte de seu orgulho, e como resultado ele fica feliz em ver que Steve é digno

Veja o video abaixo parte que o Capitão America quase levanta o Martelo de Thor!


Comentários